miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Monday, February 13, 2017

O Conclave


O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 14



O Futebol P.A. é um jogo de curtas tensões porque a maioria dos profissionais sofre do malfadado problema de terem de jogar com os pés. A estória do jogo deste domingo tem de ser dividida em duas partes: 1ª Expediente e 2ª A Competição!

Primeira Parte – Por vezes os Senhores do Futebol P.A. fazem  um apanhado da modalidade e das suas regras com 40 anos. Antes do jogo começar o pai Marinheiro foi solicitado para dar um parecer sobre o calçado usado no relvado, porque havia malta que insistia em trazer chuteiras com pitons para a lavoura: o Ulki e o Maninho Ensina!
- Estão dentro das regras! – E afastou-se arrastando umas faluas para o gelo, iguais ao do outro filho, o Clark Kent, que veio para o campo armado em faisão do Benfica, com um toutiço no cocuruto, sendo alvo de um comentário elogioso do Fininho:
- Ai que eu sou o mais bonito do futebol!

Segunda Parte – O Caramelo trouxe um amigo em formato de leitão, que se revelou um profissional da bola e um talentoso ponta de lança, capaz de transportar a bola com a barriga até à baliza adversária, enquanto que o careca número dois, o Bailarino, o senhor das simulações marotas, veio acompanhado de um vizinho com um formato de touro, um defesa central que ficou debaixo do comando do Fininho, um expert naquele tipo de bichos:
- Investe agora!
Graças a Deus o Maninho Ensina ficara a jogar em casa com as próprias bolas, e assim o risco do Tarolo sair de maca foi adiado, pelo menos mais uma semana. Mas o Ulki permanecia! E não demorou muito a fazer estragos, mas sem dramas, porque a vítima desta vez não foi o Zé Miguel, que no jogo anterior ficara com um pé em formato de conguito, mas o hilariante Milhas:
- Epá, vens para aqui com alumínio nos pés! – Gritou a maior vítima dos Baptistas, devido a uma vizinhança com altos e baixos, que quotidianamente insistia em assustar os sobrinhos bebés nas horas das refeições quando eles não queriam comer:
- Olha que vou chamar o Zé da vizinha!
Houve por isso uma geração de baptistas para quem o Milhas representava o Papão. O Choné apareceu a meio do encontro para trazer novas informações recolhidas no Incha Padel. Ficámos a saber que o Conan Vargas, que na juventude tinha feito anúncios ao WC Pato onde, após fazer um formoso cagalhão, esganava a ave e esta expelia um inebriante perfume que camuflava o cheiro a Trancão, continuava a evoluir a olhos vistos, a mão esquerda adquirira um movimento reflexo contínuo, de baixo para cima, já desportivamente interessante, dando a ideia de conseguir tirar ranho à cobra enquanto a bola ia, sinal da dinâmica daquela modalidade, mas ainda longe da posição de guarda redes do Futebol P.A. Mas a preocupação pelo recorrente comportamento, já chamado de “dói, dói”, foi uma constante. A 1 minuto do início do jogo o Brinca na Areia sentiu-se ofendido pelo encosto de um adversário e pediu pénalti. O Fininho sentiu-se ofendido, e com razão, pelo pedido, e mostrou a sua indignação:
- Ai, ai ,ai, tocaram-me no ombro, estou muito dorido!
Mas houve mais 2 grandes penalidades, tendo-se atingido assim a quota destinada ao ano letivo em curso. A partir desta data este tipo de falta está proibido de ser pedido, e quem pedir penalti comete uma “falta grave, que será livre direto em frente à baliza, sem barreira, com a bola a ser colocada numa marca redonda pintada no relvado” (Livro de Regras do tio Mino). Em todas as atas futebolísticas há sempre um facto que merece ser destacado e mencionado para memória futura. E neste caso são os gémeos do Chico Paulo. Não se sabe porquê, mas este jogador profissional da mama, apareceu a meio do campo e resolveu desmaiar na vertical, ao contrário dos habituais desmaios na horizontal na grande área, que o fazem marcar fabulosos golos de cabeça. Por momentos todos pensaram estar em Cabo Canaveral a ver um qualquer lançamento de um foguetão. O jogador subiu inesperadamente, talvez à procura de alguma bola imaginária, o céu estava limpo, por isso todos viram a mesma coisa, e na descida queixou-se de problemas nos flappes, tendo aterrado de emergência, e com as mãos entre as pernas.
- O Chico gripou, - gritou o sempre atento Fininho.
Sabe-se pouco do que aconteceu ao jogador, foi visto com um saco de gelo a arrefecer os gémeos!

No comments: