miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Tuesday, April 04, 2017

As Lágrimas do Milhas


O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 20

No Futebol PA não há jogar mais ou jogar menos, há “jogares” diferentes, porque são criaturas morais que sonham com o desporto rei, que conseguem jogar a olhar para elas próprias no passado, sendo esta a razão porque é que a maior parte dos ataques tem mais de cem anos! O nosso vício é esférico, mas é um esférico do tamanho de uma abóbora, e não um tomatinho com reumatismo. Os do Incha Padel são uma espécie ruminante, que vão a rastejar para os jogos, não por devoção, mas devido aos males de que sofrem! Esta modalidade desumaniza o paçoarcoense, a sufocante ausência de jogadores atira-os para a comida. O jogo deste domingo, dia 2 de Abril do Ano da Graça de dois mil e dezassete, foi disputado no campo do Real Porto Salvo, por isso o acesso era condicionado aos príncipes do esférico, o Bill não pode jogar, os do Padel não puderam assistir, os atletas bizarros Conan e o Cociolo foram proibidos de usar fitas panascas no complexo popular da Quinta dos Lombos e o Milhas entrou devido à quota para refugiados! Por ser num espaço inabitual, o Peidão e o Preto não escolheram as equipas, foi o Al Berto e o Cabeça de Ananás. E aconteceu algo inédito na estória dos quarenta anos do Futebol P.A.: os “escolhedores” jogaram na mesma equipa! O colega do Preto superou o tio nas artes do engano, por isso o Fininho não perdeu 9 – 3, porque no final do jogo escolheu ter jogado na equipa vencedora! O Espalha passou a maior parte do tempo a dormir, mas teve ainda tempo para uma boa ação, devidamente registada no relatório do jogo, após uma convulsão, seguida de biqueiro, do Milhas:
- Deixei a bola entrar porque me pareceu que o Cuzinho estava a chorar!
A uma dada altura, após um salto de gazela, o Caveirinha começou a deitar fumo pelas orelhas, vendo ao longe o senhor Bazílio, que era da mesma vila mas não do tempo dele, em cima da carroça puxada pelo burro, a sair da carvoaria, para mais uma distribuição de carvão pela zona:
- Morreu cedo, atropelado na curva da morte, a caminho da praia velha – disse-lhe o coronel Osório, que estava sentado ao seu lado no balneário dos edifícios da antiga Companhia dos Cabos Submarinos junto à praia de Carcavelos.
O calendário à sua frente indicava 30 de março de 1971, o dia do casamento da Quitéria da Conceição e do António Filipe na igreja de Paço de Arcos. Foi salvo pelos agradecimentos ruidosos ao Taroulo por ter contribuído para que a equipa adversária marcasse mais um, de muitos golos, à sua equipa, uma fabulosa cabeçada do Peidão. Regressou ao seu tempo, sinal de que fazia parte do lote de jogadores paçoarcoenses com um Padrinho muito poderoso:
- Tenho de me confessar! – Prometeu.
E fê-lo mais tarde à comunicação social:
- Isto de Iron Man, Escalada, Mma, Padel e Futebol tem riscos.
Mas o Bill, ateu graças a Deus, demonstrou ter falta de cultura motora:
- “Mma”?? É abreviatura de mamar?

No comments: