miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Wednesday, April 26, 2017

As Bolas do Fininho


O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 22

Quando o Fininho sentiu o esférico, embalado por um biqueiro do Zé Miguel, bater-lhe violentamente nas bolas, soltou uma tosse surda e passou a ver tudo desfocado, desproporcionado. Tateou no escuro, tentando encontrar algum interruptor que lhe acendesse uma luz. Quando acordou deu de caras com o Presidente da Câmara Municipal de Baião de 1940, Joaquim Cabral, que, por o ver com as mãos na fruta, o informou:
- Caro senhor, é penálti por ser o autor da introdução de um Pangásio, gamado do aquário do menino Élinho, na ribeira de Barcarena!
Regressou à realidade quando ouviu um amigo desabafar que, se fosse no tempo dos Maristas, já estaria a ser socorrido por aquele cujo ganha pão fazia eco de cada vez que a bola o atingia com uma violência idêntica a esta. Há dois caminhos para a relação de cada jogador com o Futebol PA, um de aceitação das regras do Fininho, por decorrência da importância, o outro o da tentativa, infrutífera (por não estar ainda legislada), de aplicar o Direito à “herança desportiva genética”. Foi isso que aconteceu quando o Brinca na Areia reclamou grande penalidade, por ter laranjas no seu código genético, após ser agarrado, para não progredir com bola para a baliza, pelo todo poderoso Tio Mino, que lhe respondeu:
- Estás doido, eu posso agarrar, vai fazer queixa ao papá!
Foi um jogo que decorreu dentro da normalidade, a equipa do Fininho perdeu por 10 a 3, mas levou a vitória para casa, houve mais uma alteração das regras de contagem (“Lei do Resultado Relativo”), tendo a equipa adversária perdido dois golos de cada vez que marcava um, para não ser arrogante! Mas o jogo só seria normal se o Bill mantivesse a tradição de prejudicar a sua equipa, esperança que caiu por terra quando marcou um golo aos adversários. Ainda tentou justificar-se com uma visão da Irmã Lúcia com a cara do Rato sentada na trave da baliza adversária, com uma boina à Che Guevara, acenando-lhe com dois caranguejos-peludos-chineses, um em cada mão, que o distraiu:
- E quem deu o biqueiro foi o irmão dela, o Chico Marto.
A influência de Fátima no Lagoas Parque foi evidente, o Milhas recebeu elogios, e o Fininho só mandou vir com o seu colega de equipa, o Carcaça, ateu, chegando a invocar o seu nome durante um contra ataque sem bola, quando foi solicitado por aquele a passar-lhe o esférico. Estas estórias mostram-nos que as emoções oscilam muito no Futebol PA, sente-se uma harmonia, uma paz e uma serenidade que não se encontra noutras atividades desportivas. Por não ter nada disto no Incha Padel o Conan Vargas, o mais promissor jogador da modalidade a seguir ao Cociolo, meteu baixa, não se sabe se por sarampo ou psiquiátrica!

No comments: