miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Friday, March 17, 2017

Despojos Desportivos


O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 17


Para o Incha Padel vão todos os amolgados do Futebol P.A. A notícia da lesão do Cociolo, um dói dói no Tendão de Aquiles, teve um impacto na moral da tribo os jogadores fizeram uma festa!
- O Cociolo lesionado!? – Perguntou o Espalha. – E não é na cabeça?
O arquitecto tinha razão, os genes do Cociolo tinham-lhe colocado o Tendão de Aquiles no lóbulo frontal, fazia parte de uma tribo paçoarcoense, que excluía o Conan, mas onde pululavam nomes sonantes da vila, como o Chato Louco, o Grilo, o Cara de Cadáver, o Boquinhas, o Bai e o Taka Takata. Para o Conan abriam-se agora múltiplas oportunidades, a começar pelo estatuto na modalidade, o rival era agora oficialmente mais coxo que ele:
- O Cociolo pode ir acompanhando a minha evolução!
O Big Mac aproveitava a desgraça do amigo para o aconselhar:
- Aproveita o interregno para fazeres algum desporto. Pingue Pongue, sempre treinas a mão!
Já se fazia negócio com os despojos dos enfermos:
- Conan, tenho aqui para te alugar a raquete do Cociolo, a perna do Choné e as chuteiras do Tio Mino! – Anunciava o Focas.
No desporto da élite, o futebol, onde os jogadores são uns fanáticos da precisão, joga-se para pôr a bola no fundo de qualquer uma das balizas, que diga o Milhas que já tem no currículo vários autogolos, um objectivo humanamente impossível para a maioria, o jogo decorreu dentro dos parâmetros normais, o Ulki fartou-se de meter a bola à sua frente e correr atrás dela sem nunca a conseguir apanhar, fazendo lembrar a lendária Lebre Caixa de Óculos, Mac Macléu Ferreira, e do lado do Fininho nunca houve penáltis, mas do outro a grande penalidade foi uma constante. Ele bem avisara na véspera que iria estar presente e que só sairia de lá com a vitória. No fim todos se aperceberam que o Bill tinha regressado, depois de um estágio de um mês na China no Shandong Luneng, do empresário paçoarcoense Pierre Pomme-de-Terre. No relvado o resultado ficou 5 – 3, mas no relatório estão registados vários incidentes, como a honestidade do Taroulo, um valor transmitido pelo pai Choné, um atleta que refloresceu várias vezes para a bola, que depois de ter provocado uma falta, que foi anulada pelas circunstâncias, declarou:
- “Juro que acho que não!”
 O novo ar da bomba do Maninho Ensina estava a transformá-lo num jogador implacável que, além de marcar um golo soberbo, deixou as marcas dos pitons na bochecha esquerda do pai do Balotelli.


No comments: