miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Sunday, October 18, 2020

Supertaça "Pingasú"


 

O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol PA 46


Antes de começar a estória temos, de uma vez por todas, pôr os pontos nos “iis”. Há uma regra sagrada no Futebol PA: Quem perde, ganha (artigo 1508, alínea A), com uma excepção, o Fininho ganha sempre. Este facto decorre da homenagem ao Canocha Pirocha, campeão do “Jogo do Bilas”, heptarepetente da 3ª classe e atual secretário de Estado do Orçamento. Posto isto, avancemos. O primeiro jogo (11/10/2020) na nova era do Futebol PA, em Tires, paredes meias com a prisão feminina da zona, causou alvoroço no meio das moças e, uma delas, figura pública, organizou um grupo de majoretes. Rosa Grilo, a abafa ciclistas, trouxe consigo Diana Fialho, a frita mães e a dupla Maria e Mariana sobrinhas do Zé Borrego. Neste domingo dia 18 manteve-se a tradição de nick names, o Paulão mudou para Trásfacil, sinal de que o Futebol PA regressava em força. O Choné só podia estar orgulhoso, tinha 3 matulões e meio a servir o desporto rei de Paço de Arcos, o Taroulo, o Maninho Ensina, o Trásfacil, e o Calcinhas. Mas devido à crise só mandava um de cada vez para poupar. Para ajudar à festa a bancada estava cheia: Palmira das Coxas de Rã, Lisete Abafadora, Tânia dos Trovões, Vanessa Zarolha, Fernanda Ratuda, Marta Pintelhuda, Alice Fuçureira, Olivia Palito, Sandra Berbigão e Françoise Mamadeira. Ainda os jogadores aqueciam e já a líder fazia uma descrição dos alvos:

- Aquele ali matulão, - e apontou para o Trásfacil, - tem fome de bola como o irmão Maninho Ensina, e também tem cara de desconcertantes ilusionismos, deve acelerar de repente, precipitar-se para a baliza adversária e marcar potentes golos. As sobrinhas do Borrego prometeram um smartphone ao irmão, mas o tenrinho assustou-se e não veio.

- Esse é meu, - gritou a Lisete Abafadora, correndo para a rede e fazendo uma marcação.

- O barrigudo com ar de maluco é o Pingasú, a jogar parece um eunuco atordoado, ronrona e tem hálito de alcachofra. Porque nasceu em Moçambique diz que é preto da cintura para baixo. É o ideal para ti, - e apontou para a Fernanda Ratuda.

- Aquele velho grande caixa de óculos vive na Pampilheira e dá bofetadas na bola, - e piscou um olho à Palmira das Coxas de Rã.

- Se vier aqui chupo-lhe os ossos!

- O meu é o chinês virtual, vou ensiná-lo a andar de bicicleta e depois conto-lhe uma estória.

E nisto passou o Tony Ramos na rede mais próxima e a Sandra Berbigão gritou:

- Se te apanho cubro-te a popa de baba de camelo e lambo-te as tripas!

- Quem é aquele mouchoir? – Perguntou a Françoise Mamadeira, apontando para o Dédé. – Quando o apanhar vai para o espeto!

As equipas foram escolhidas pelo Peidão, que tinha sido marcado pela  Tânia dos Trovões, e pelo Tony Ramos, que antes verificaram se todos os atletas tinham instalado nos telemóveis a aplicação da vila, o Stayaway Milhas: Fininho, Pingasú, Al-Berto, Peidão e Dédé versus Tio Kiki, Ricardinho, Tony Ramos, Trásfacil e Zé Miguel. O Espalha chegou tarde, pagou metade, e foi repartido.

Decorria o jogo com normalidade quando o Fininho foi abalroado pelo Trásfacil e caiu desamparado. A Rosa Grilo levantou-se e, dirigindo-se ás majoretes, gritou:

- Meninas, alguma enfermeira?

- Estou aqui, - exclamou a Vanessa Zarolha, - Abram alas que vou ressuscita-lo, encho-lhe a boca toda, e ponho-o a arrotar!

De seguida foi a vez do Zé Miguel cair agarrado a um pé. A indignação da Marta Pintelhuda fez-se ouvir em Tires:

- Se tornam a fazer isso ao meu franguinho da guia, entupo-vos a garganta.

A souplesse futebolística do Ricardinho chamou a atenção da Olivia palito:

- Adoro machos que olham para a esquerda e fodem à direita!

O Futebol PA tornara-se mais perigoso, o Mata-Velhos pertencia ao passado, a ameaça era externa, as “Bilreras”, despertadas pela videochamada chinesa, eram um vírus mais perigoso, atacava velhos e novos. No final do jogo, cujo resultado ficou 7-6 para o Fininho, a Alice Fuçureira confessou a sua paixão pelo Al-Berto, e prometeu-lhe uma lua de mel nas Ilhas do Seixal. Mas o homem do jogo foi um sexagenário que fez "a-traque", motivado pelo lençol pendurado numa das celas:

- Peidão dá-me as tuas cuecas!


No comments: