miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Sunday, October 11, 2020

Supertaça "Rosa Grilo"

O Comandante GuélasSérie Paço de Arcos

Futebol PA 45

Quando o Glórinha, ex Taroulo, se apresentou no campo para dar início ao Ano Letivo 2019/2020 do Futebol PA com um novo penteado e uma fita duvidosa na cabeça, o nick name mudou de imediato, como manda a tradição, mas não se sabia que iria ganhar um apelido. Bastou para isso voar em direção ao Peidão com tudo o que tinha, incluindo pitons dos anos sessenta, que guardava com galhardia as redes da sua equipa, para provocar a ira do mano Maninho Ensina:

- Não podes entrar assim, ainda matas o velho!

Ficou de imediato Glórinha Matas Velhos, novo recorde em mudança de alcunhas. Mas não foi só ele, o ex-Faisão, filho de um monstro do Futebol PA, que reapareceu, vindo dos ringues do Karaté Sénior, depois de ter aviado vários atletas em cadeiras de rodas, e enviado o Chico para um estágio em Londres, iniciou a época em Paço de Arcos como “bonitão das notícias” e com resmas de fãs:

- “Estas tuas covinhas, esse teu ar envergonhado deu-me a volta ao meu neurónio, perdi todos os outros a babar-me a olhar para ti.” – disse-lhe o tio Goucha.

Mas não é do Ano Letivo anterior, muito curto, que diz respeito esta crónica, mas sim do novo Ano Letivo 2020/2021 ainda com o bicho à solta. O encontro desenrolou-se junto ao Estabelecimento Prisional de Tires e teve direito a majoretes dirigidas pela poderosa Rosa Grilo: a Diana Fialho, que churrascou a mãe, e a Mariana e a Maria que fizeram massagens com um cutelo ao Diogo. O Choné proibiu beijos ao Maninho Ensina e ao Gustoso evidenciando sinais preocupantes de Covid, pois o Capitão Porão há muito que já não jogava com as bolas dos tenrinhos do Futebol PA. O jogo teve transmissão direta pela rádio Macau, da responsabilidade do Bill, pivot imediatamente detetado pela Rosa Grilo que lhe perguntou:

- Ó chinês, sabes andar de bicicleta?

A tradição manteve-se, foi atribuído um novo nick name, o Pingamisú (em calão Pingamijo), ex-Chico Boatos, que escolheu as equipas com o Peidão, que não cobrou o jogo, sinal também preocupante da Covid: Formação 1 – Fininho, Peidão, Sabão, Tio Kiki, Ricardinho (equipado com calcinhas de fazenda, camisinha e sapatos modelo Pampilheira) e o Zé Miguel; Formação 2 – Pingamisú, Al-Berto, Maninho Ensina, Gustoso, Espalha e Bastonário (título que mantém mesmo tendo perdido as eleições na Ordem, ato onde o primo foi o seu diretor de campanha). O Cinzento enganou-se e   jogou noutro grupo. O Paulão ficou em casa a montar painéis solares clandestinos, pagos por ele, mas futuramente usufruídos pelo pai. O apito inicial foi dado pelo telemóvel do Fininho sob comando do jornalista PA no Oriente. A um dado momento do jogo o Pingamisú começou a enfartar, tirou a camisola, os abdominais descaíram para os joelhos e correu para a baliza, o que levou a Diana Fialho a gritar:

- Fritava-te todo! – Ao mesmo tempo que as amigas Maria e Mariana acenavam com um cutelo.

Quando o tempo regulamentar, vinte minutos, chegou ao fim, a equipa do Fininho foi declarada vencedora por uns expressivos 3 a 1, sinal de que não tinham ficado parados no confinamento. E começou o treino! O Maninho Ensina ganhou freio nos dentes, passou à frente da bola e marcou golo; o Peidão rodopiou e enfiou o esférico no fundo da baliza, entrando pelo canto superior esquerdo e o Gustoso, assediado pelas majoretes, que gritavam “tu cabes na cova dos nossos dentes”, assustou-se e despachou a bola na linha final, pondo-a no fundo das redes. O regresso foi aprovado, e marcou-se novo encontro à mesma hora e no mesmo local para a próxima semana!


No comments: