miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Thursday, April 16, 2020

O Moreira


O Comandante Guélas

Série Colégio Militar



As virtudes e os defeitos dos Meninos da Luz eram inseparáveis, por isso quando separadas eles deixavam de existir. Para contar estas estórias temos de pensar em energia, frequência e vibração, porque o mundo nunca esteve preparado para o Colégio Militar, que estava muito para além do seu tempo, cujas leis prevaleceram, por isso as recompensas foram proporcionais ao esforço e aos sacrifícios feitos pelos alunos, como por exemplo fazer continência a todos os oficiais e professores que encontrassem pelo caminho, de cada vez que se deslocavam. Mas neste dia o 125, o 191 e o 601 tinham decidido só cumprimentar os serventes e os sargentos, os outros que se lixassem: o Bufalo Bill, de Geografia, e o mano Alcatrão, de Desenho, não tiveram direito a nada, mas o Marinho e o Moca levaram umas continências dignas de generais. O Dorbalino, professor de História, que chegara ao colégio como um capitão dentro de um mini podre, que trocou por um Volvo uns tempos depois de ter sido promovido a major e nomeado para Chefe da Contabilidade e Adjunto do Chefe de Serviços Gerais e da Administração também não teve direito a nada, mas em compensação no bar dos serventes o Fritz teve direito a um cumprimento digno de um almirante, ao mesmo tempo que preparava as deliciosas sandes de queijo fresco, apimentadas por uma mão que coçava permanentemente os tomates, e por uma faca que tirava os restos de coliformes fecais das suas unhas. Quando chegaram esfomeados ao primeiro andar dos claustros com a cara tapada pelo barrete, decididos a comer de borla, depararam-se com um Moreira à beira de um ataque de nervos:

-  Bós sois piores que os ciganos, - gritou, espalhando um bafo de bode pelo espaço.

E tinha razão, os ciganos ao pé desta rapaziada fardada de cotim, que costumava fardar-se ao domingo à noite no Ricochete, alguns comer um bitoque por dezassete escudos , e fumar uns cigarritos, eram uns meninos. Ao abrir o armário para dar início ao complemento do ordenado, já com uma fila de clientes devidamente ordenados, e com distância de segurança das bolas de Berlim e dos mil folhas, do material do Moreira só restava algum açúcar e umas poucas páginas. Alguém tinha entrado pelas portas dos fundos. Fazer negócios com este tipo de rapazes piores que os ciganos era difícil, já tentara abrir a banca dentro de uma latrina, pensando que o produto estava mais seguro, e a invasão começara por cima, e não tinha tido mãos para parar o ataque da turba de piranhas. E agora nem o “cofre forte” resistira! Mas mesmo com todas as variáveis controladas, havia sempre problemas:

- Bós andais a gamar-me, habiam aqui chocolates finos que custavam cinquenta centavos, estais a gozar com o Moreiraaaa”.

Só o Barnabé é que lucrava com o negócio de carros em segunda mão, estacionados perto da direção, e com o telefone do colégio nas folhas dos anúncios. Mas o Moreira tinha pergaminhos, pois como era natural do “Marco de Canabeses”, dizia ser primo da Carmen Miranda. Devia ser por estar muitas vezes a pensar na rica prima que não acertava com o buraco na fechadura quando tinha de abrir a porta da sala de aula, sendo nessa altura ajudado pelos “piores que os ciganos”. Um dia no geral do terceiro ano, com o relógio a marcar as 18H30, acompanhado do camarada Marinho, é abordado pelo diretor:

- Senhor Moreira no intervalo dos Estudos diga ao meu filho para ir ter comigo ao gabinete, quero falar com ele, mas não quero interromper a aula.

Ainda o Diretor ia a meio da escadaria já o Moreira entrava de rompante na sala e dizia em voz alta:

- Perry o teu pai quer falar contigo!

No Colégio Militar só os alunos do Quadro de Honra é que tinham autorização para sair à quarta-feira. Aos outros, a maioria, só restava “cavarem”. E foi numa dessas noites que o Gordini, o Anacleto, o Esperma e outros, fugiram para irem ver ao Cinema Roma o “Amor entre Mulheres”, não aconselhável ao 523, para maiores de 18 anos, mas com um porteiro que não ligava a essas miudezas. Foram jantar ao “Stop”, mais afastado do “Ricochete”, onde um bitoque custava, no ano de 1975, mais cinquenta centavos! Logo à saída do Colégio deram de caras, não com o oficial de dia, mas com a mãe do Anacleto que, espantada por ver o seu rebento à solta, e não se lembrar de alguma vez o ter visto no Quadro de Honra, pediu explicações:

- Mamã tivemos direito a uma saída!

Conseguiram ir de motorista até ao cinema.

No comments: