miguelbmiranda@sapo.pt

Sunday, July 02, 2017

O Comandante Guélas - Série Paço de Arcos 98 - Por qué no te calas?

O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol .A. 29

No último domingo oficial o Preto estava destinado a perder porque conseguiu a proeza de escolher dois Chonés, o Tarolo e o Tarolinho! Sim, o pai enviara o quarto e último Neves, aproveitando o tradicional desconto do último jogo da temporada. E a tensão entre os perdedores foi tão grande que, mais uma vez, houve uma altercação entre o Caramelo e o Taroulo, quando este lhe passou a bola e o companheiro não a apanhou:
- Mexe-te caralho, - gritou o irmão do Tarolinho..
O Chico Paulo, regressado dum estágio de Padel na Brandoa, explicou de seguida ao filho do Choné a incongruência da opinião:
- Devias ter dito ao contrário – e pôs-lhe a mão no ombro! - Gritavas para o Caramelo “mexe-te Caralho”, ele desmarcava-se, e tu assim passavas-lhe convenientemente a bola. 
Na estatística pudemos ver que o Pai do Clark Kent, o único que persegue inversamente o Ronaldo em títulos, estabeleceu um novo recorde, este domingo conseguiu dar, durante os 70 minutos, 10 passos para trás, e 10 para o lado:
- Terá ele percebido que estávamos a jogar futebol? – Perguntou o Fininho no Whatsapp.
- Nop, - respondeu o Espalha.
- Deve ser das pancadas que leva na cabeça no Karaté!
E deveria ser, porque no final do jogo tornou a fazer a mesma pergunta que nunca deveria ser feita aos membros do Futebol P.A., dizia a estatística com 40 anos:
- Para a semana alguém quer jogar? Arranjamos outro campo!
Todos puseram os braços no ar, mais uma vez ia-se tentar jogar em Julho, e se se conseguisse seria batido mais um recorde. O campo era o de reserva, também do Espalha, mas a tradição manteve-se, estavam oito jogadores para um campo de vinte, todos à sombra de uma árvore como as ovelhas. O Choné era um deles, mas vinha avisar que as suas crias afinal não podiam estar presentes, como prometera no Whatsapp, tinham bebido Champomy em excesso na noite anterior, e estavam em ressaca.
- Mais uma razão para os trazeres, talvez conseguissem jogar finalmente à bola, - disse o mister Fininho.
Não houve jogo, por isso conversou-se. Todos ficaram a saber, ao fim de quase meio século desportivo, que o dono dos espaços desportivos onde os atletas do Futebol P.A. mostravam a sua magia, se dedicava a observar a passarada nos momentos livres. E falou-se também da possibilidade do campo do Lagoas, um espaço já com um peso cultural e por isso protegido pela Lei de usucapião, ser transformada em campos de Padel.
- O quê, aquela malta esquisita de que vocês falam, o Cociolo, o Conan Vargas, o Big Mac, o Choné, no Lagoas Parque? – Perguntou o Laranja, fazendo alongamentos encostado a uma árvore.
O Incha Padel iria trazer para aquele espaço requintado a aflição, o anti-desporto, mesmo já tendo no seu ceio um Chico Marinheiro, o Tacho, que abandonara um jogo, furioso com o seu próprio desempenho, e com a qualidade do Big Mac, um atleta federado da Associação Padeleira da Brandoa; e têm também um Milhas, o Cociolo, o guru do Conan Vargas, uma espécie de Choné.
- Não passarão, - prometeu o Espalha.
O único que ganhou com este primeiro domingo de julho foi o Peidão, que saiu com a bolsa da dízima carregada de euros, e a prometer repetir a proeza para o próximo ano!

No comments: