miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Sunday, November 23, 2025

Supertaça “Insiste, não Desiste”

 



Camarada Choco

Série Paço de Arcos

Futebol PA 78


Ia o tio Kiki calmamente a carregar a bilha de oxigénio da nova namorada, quando tropeçou no tubo da “jovem” e entrou de rompante no cesto dos vegetais de um cliente do Mercado da Pampilheira:

- Cuidado com as minhas laranjas e os meus rabanetes. Vens às compras bêbado, acabaste de sair do H2O? – Protestou o Platini, o único jogador do Futebol PA que fazia contra-ataques de costas.

- Rabanetes? Andas nesse vício agora? – Perguntou o tio Kiki abrindo a torneira à namorada, que estava estendida no chão estilo bacalhau.

- Estou a comprar laranjas e rabanetes, as alfaces só me dão energia para jogar ao sábado, com o Tony Ramos, no Futebol Brasileiro Adaptado. Para domingo preciso de muita vitamina C.

Neste dia 23 de novembro de 2025 houve dois tios que se evidenciaram, o Espalha, que defendeu melhor fora da baliza do que dentro dela. Parou a bola do adversário de frente, de lado, de costas, e de bumbum, mas ao contrário do saudoso Capitão Porão, das vezes que a boa lhe castigou o cu não fez eco; o outro foi o Peidão, marcou dois golos, dando a vitória à sua equipa, ultrapassando o recorde do Caveirinha, e colocando o Filipa à beira de um ataque de nervos tal, que se transmutou no Outro, saindo intempestivamente do campo a culpar alguém:

- A Bola!

Não ter consciência de estar em campo é grave, mas o Futebol PA permite este tipo de atletas, porque é inclusivo. O Filipa escolheu com o Al-Berto mas pôs condições:

- Não quero o Peidão e exijo o Zé das Cápsulas!

- Tens a certeza, os rankings não aconselham?

- O Peidão vai querer ir para o ataque, mas só sabe tirar cafés!

Um biqueiro reflexivo fez com que o Filipa marcasse um golo aos 30 minutos. E o resultado manteve-se até 15 minutos do final. Como o Fininho teve de sair mais cedo, houve necessidade de colocar um jogador adversário equivalente: o Zé das Cápsulas! O tio Kiki protestou, tinham acabado de juntar dois dos atletas mais entrosados do Futebol PA da atualidade: o Peidão lá à frente e o Zé das Cápsulas a distribuir-lhe jogo. O empate veio rapidamente, assim como a vitória. O resto foi uma questão de relógio e de fé no Cristo-Rei.


No comments: