miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Sunday, November 24, 2024

O Querido Mister


O Comandante Guélas
Série Paço de Arcos
Futebol PA 66

O Futebol PA não se reduz somente ao desporto, há sempre uma parte cultural, que substitui o aquecimento, onde se fala de cultura paçoarcoense. Neste domingo o Sabão trouxe uma dúvida:

- Tio, quem é o “7 Solas”?

Quando o regressado guarda-redes de 3 metros pisou o relvado, foi-lhe atribuída uma alcunha provisória na fase de inscrição, “7 Solas”, a que o agora deputado não compreendeu, tendo passado a semana a dizer que já estava inscrito, mas que o nome não aparecia. A alcunha vitalícia foi de imediato atribuída em campo pelo Fininho:

- Passas a ser o Montebranco, o inverso da cor do nome do teu chefe, que Negro não significa Preto, palavra proibida, mas Cinzento.

Vamos à dúvida do Sabão!

- 7 Solas era um ex-desportista paçoarcoense a quem um infortúnio no futebol lhe fez reduzir o tamanho da perna, com o consequente aumento do número de solas no sapato, - explicou o Tio Fininho.

E o Peidão reforçou:

- Por exemplo, a “Espirro de Punheta” era uma menina de 1,40m. Percebeste a filosofia das alcunhas?

Neste domingo foram batidos vários recordes, a equipa do Fininho marcou um golo aos 5 segundos. Alguém deu um chuto no esférico, que bateu nas costas dum companheiro, e golooooooooo! Mas houve mais escândalos. Um minuto depois o Amuadinho 2 deu um potente biqueiro, e como estava virado para a sua própria baliza, empatou o encontro. A tática da sua equipa mudou de imediato, de cada vez que se aproximava da área do seu guarda-redes, os colegas mandavam-no virar-se para a baliza adversária. O Espalha ganhou 3 vezes, começou na equipa do Fininho, meia hora depois mudou para a outra e na restante meia-hora ganhou 3-2, ou seja, tudo isto num resultado oficial de 5 – 5, mais uma vitória incontestável do Tio Fininho.

No final houve um incidente diplomático, o Sabonete ousou marcar um golo a meio minuto do fim à equipa do Fininho, dois segundos depois de o Pingamisú o acusar de tocar com a bola na mão. Houve discussão, alguém disse que tinha parado de jogar por causa desse aviso, o Fininho confidenciou mais tarde, já fora do relvado, que a sua equipa não parara, já estava parada, e acrescentou:

- Temos de compreender que o Pingamisú entra sempre em campo com meio-litro de branco, e não é leite, no bucho!

- Por isso viu o Sabonete rodeado de 4 bolas, e as probabilidades de uma lhe ter tocado no braço são grandes. A falta foi bem marcada! - Reforçou o Peidão.

Mas porque o jovem ficou desanimado, o Querido Míster foi falar com ele, e explicar-lhe a legalidade da decisão!

A religiosidade do Espalha refletiu-se na baliza, pois ao adversário que metia golo pela direita, oferecia sempre a esquerda no contra-ataque seguinte. Portanto, não era por ter as mãos furadas que sofria tantos golos, mas por ser o evangelizador do Futebol PA, um envagelhodependente.


 

No comments: