Comandante Guélas
Série Colégio Militar
“há mais coisas entre o céu e a terra,
Horácio, do que a tua vã sabedoria supõe”
Hamlet
No Colégio
Militar sempre se manifestaram todas as possibilidades, desde o brilho, à
escuridão, sempre foi capaz de glorificar incapazes e desconstruir capazes, era
um espaço educativo que apresentava o maior número de pontos de interrogação. Esta é uma estória expurgada de sofismos! Não podemos esconder os
nossos pecados, não podemos enterra-los, temos de carrega-los, temos de
admiti-los. O orgulho não advém da consumação do erro, mas da coragem que é
necessária para admitir esse erro. Os Meninos da Luz tinham uma
capacidade de se entregar aos outros e a causas solidárias, como a Conferência
de São Vicente de Paulo, tratada no meio como “Conferência”, que os fazia
vestir a farda de terilene, e abdicar das brincadeiras das quartas-feiras à
tarde (perseguir a Rosa, acender fogueiras, massacrar o Carioca, pendurar-se no
trator do senhor Nunes, perseguir o Meia-Lua, interromper o namoro do tenente
Mota, beber o vinho da missa do padre Peixoto), para ir acudir aos mais
necessitados da zona, registar num bloco as suas carências e, após validação
superior, dar-lhes cheques colegiais. O Gordini, o Peidão, o Cebola, o Coiote,
o Horrível, o Cabedo, e tantos outros samaritanos, faziam por isso parte de uma
geração com grande sentido da prática e do concreto, estando assim imunes às
suas qualidades intelectuais, que eram equívocas. A encíclica Populorum Gina, emprestada pelo Coiote foi fundamental na
formação destes meninos, que não tinham direito a via verde para a liberdade às
quartas feiras à tarde, porque os seus números não constavam do Quadro de
Honra. Por isso quando o Gordini recebeu autorização para ir fazer caridade,
imaginou-se logo sentado à mesa nas casas das já lendárias velhas de Carnide, a
empanturrar-se de bolachas e biscoitos, ao mesmo tempo que preenchia a folha do
questionário obrigatório, que teria de ser entregue na comissão colegial, sinal
de trabalho piedoso intenso. Mas parte desta estória traz uma carga inflamável!
Dizia-se que no batalhão todos eram só um, todos tinham os mesmos pontos
fortes, todos tinham as mesmas fraquezas, o que acontecia a um, acontecia a
todos, um desobedecia às ordens, todos desobedeciam às ordens. Dever, honra e
integridade. O Colégio Militar não tolerava ladrões nem homossexuais.
O primeiro resolvia-se com facilidade, porque como os gatunos eram de boas
famílias não roubavam, descaminhavam-se, por isso neste espaço educativo
somente se descaminhava, à grande e à francesa, e daí a razão para a existência
das firmezas, a banalidade do mal. Quanto ao segundo tema, dizia respeito a um
confronto entre o indivíduo e o coletivo, onde bastava haver uma hesitação
identitária para provocar uma ansiedade, um esconde-esconde, disfarces,
arrepios, dúvida existenciais. Mas abordar o assunto, que deve ser falado como
muitos outros, exige calma, há camaradas muito sensíveis de ambos os lados da
barricada, por isso já lá vamos, com pantufas, cor de rosa para uns, camufladas
para outros, em vez das comuns botas cardadas. A vida no Colégio Militar era
condicionada pela perceção e pela emoção, cujo plano de formação dos Meninos da
Luz incluía a Sala de Leitura, onde as aventuras de um filho dum ribatejano e
de uma inglesa faziam as delícias da rapaziada, que à noite se deliciava nas
camaratas com as loucuras de umas suecas sem limites. Elas eram muitas, e
aviavam muitos, enquanto ele lutava sozinho contra o Rommel, o Goering, o Hitler,
e o Mussolini. Havia quem vivesse à beira do mais puro e simples desespero, onde
o Jaime Eduardo de Cook e Alvega representava a tentação, em vez das míticas
Ginas. Para a maioria as almofadas eram o alvo natural, enquanto que para
aqueles os atributos dos vizinhos representavam a maçã da Branca de Neve. Era
um debate recorrente, seco e tenso, que colocava a intensidade dos sentimentos
no centro dos equilíbrios deste espaço educativo que se dizia cheio de
pergaminhos. E nesta encruzilhada as verdades da razão nunca se sobrepuseram às
verdades da fé, contaminadas pelo vírus da insensibilidade, pois quando os
limites eram transgredidos havia consequências. A revista “O Falcão” nº 716 foi
devastadora para muita gente do batalhão:
-
Morreu o major Alvega! – Gritou um graduado no meio das formaturas que se dirigiam
para as aulas da manhã daquele dia chuvoso de inverno dos anos setenta do século
passado.
Frederico
Guilherme I, o rei-sargento da Prússia, tinha um fraquinho por rapazes altos, e
Pedro, o Grande, colecionava anões. Algures nos anos trinta do século passado,
na leitura da ordem da última formatura, toda a companhia ouviu a punição de um
soldado que estava em serviço na quinta, “por ter sido encontrado pelo sargento
da ronda a cometer actos ilícitos em cima de uma vaca”, tendo sido condenado a
dez dias de prisão. Durante a semana seguinte a vaca foi a estrela do Colégio
Militar, todos os ratas a queriam ver, segundo contou o 291 de 1934. O último
ano do Colégio Militar era de “comando”, e o que se fez de bom e de mau desde o
início, era importante para se determinar as responsabilidades. Seria assim? Nas
duas últimas décadas uma transgressão foi longe de mais, e teve como
protagonista um camarada com uma folha imaculada, exageradamente formal, amigo
de todos, muito paciente, que dava grandes “secas” aos seus jovens
subordinados, qualidades que lhe valeram uma via verde vitalícia. Cochichava à
meia luz na sala de leitura com a rapaziada a quem dava explicações. Depois de
sair deslocava-se ao colégio três vezes por semana, onde era recebido como o
Super-Homem, abraçado e abraçando todos, especialmente os mais novos, alguns
filmados a participar em jogos inabituais, participava com empenho no discurso
do marechal, durante a noite de todos os fantasmas. Até aí o clorofórmio gamado
ao Valentim na enferma apenas servira para atordoar as galinhas do Nunes, o pai
da Rosa, mas ele preferiu usá-lo em alguns pintos fardados de cotim, filmando
as brincadeiras, e divulgando-as para um público ávido. Os nossos atos são uma
escolha. A vida no Colégio Militar estava metodicamente organizada, o tempo era
cuidadosamente repartido, regular, apesar de para uns representar uma solidão e
para outros a liberdade. E a liberdade do Chula foi um dia longe de mais num
treino na sala de remo, durante uma noite. A negação destes factos permite
criar mundos virtuais, irreais, fictícios, fantásticos
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