miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Sunday, December 29, 2024

O Último Jogo de 2025

 

 Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 70


A chegada dos atletas do Futebol PA coincidiu com a entrada dos miúdos da creche “PI100PÉ”. Ambos iam jogar no mesmo campo. Onze do Futebol PA (Peidão, Tio Manel, Zé Miguel, Platini, Caim, Al-Berto, Sabão, Sabonete, Amuadinho 2, Tony Mendes, Filipa). O Sobrinho Abel, apesar de inscrito, não apareceu, o pai apresentou um “Atestado Médico” passado pelo Dr. Petroni (o original que está no Peru), que dizia estar o petiz com um “esquenta, apanhado numa almofada contaminada”. Foi enviado para negociações o “Ralações Púbicas” do Futebol PA, que se apresentou com um nome digno de respeito:

- Eu sou o Engenheiro Cabeludo e venho aqui ditar as condições para vocês poderem jogar neste campo contra nós. Quantos são?

- 14!

- Qual a idade do mais velho?

- 22!

- Nós somos 11, e o mais velho é o Tio Fininho, que se vai reformar em janeiro. O jogo será 10, nós, contra 9, vocês. Organizem-se nos suplentes.

O Porco Chileno riu-se, e pensou: “Até podíamos jogar só com 5, eles são todos velhos”!

Um pormenor importante, o Zé das Cápsulas, o Dr. Sopapo e o Picoto estavam ausentes. Aos 30 minutos já o Futebol PA ganhava 3 – 0. E eis que o Porco Chileno, o Filipa dos outros, deu um biqueiro na bola, aproveitando o Amuadinho 2 na baliza, diz ter sido amaldiçoado pelo Peidão, que o transformou num dançarino de sapateado, e quando saltou o esférico passou-lhe por cima e ousou entrar na baliza da equipa do Fininho. O Trovão com óculos foi felicitado pelos companheiros e regressou ao meio-campo em bicos dos pés. E contra todos os falhanços lá à frente, o Pitrongas marcou o segundo golo. E irritou o Filipa, que estava com duas lesões, a permanente na cabeça e outra na coxa, perto do ganha pão. Acendeu-lhe a cabeça e marcou o 4 com os olhos fechados, que é quando deixa de ver a bola quadrada. De 10 em 10 minutos no Futebol PA trocava-se o guarda redes e o atleta no banco. O “Ralações Púbicas” autorizou a entrada do 10º jogador aos adversários, mas eles recusaram O Platini teve de chegar ao último jogo do ano para disputá-lo tranquilamente sem a pressão do Tio Kiki e do Tio Fininho. Mas mesmo assim lesionou-se, e saiu. O Sabonete foi para a baliza e insistiu em atirar a bola para longe, e sempre com um desvio para a esquerda. Os amigos protestaram, tentaram chamá-lo à razão, reagiu, mas todos sabiam que era a tática certa. Quando regressou ao campo a espumar, marcou um golo soberbo, tendo sido promovido de imediato a “Rexona”. Mas também saiu. Ficaram 8 velhos contra 9 imberbes O Filipa ainda teve tempo para marcar mais 2 golos, fixando o resultado em 7-3, que foi oferecido de bandeja ao Tio Fininho!


Sunday, December 15, 2024

A Blasfémia

 




Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol PA 69

Neste domingo jogou-se o futuro da Humanidade: Jesus sofreu uma falta colossal! Tinha razão o Esferovite quando chamou Cabeludo ao Al-berto, um jogador sem escrúpulos, capaz de fazer de tudo para ganhar, incluindo golos! E nem no Natal dá espaço ao Menino. O voo de Jesus foi testemunhado por todos os jogadores cristãos, por momentos pensaram que não iriam receber presentes. A exceção foi o Outro, que há muito abandonou a modalidade, e que é beduíno. Houve sinais do atentado ao Filho do Outro (não o do Futebol PA, que é muçulmano), e eles vieram do saudoso Calcinhas, que se inscreveu, mas enviou uma mensagem preocupante na véspera:

- “Alô Peidão, eu afinal não vou, os coxos cortaram-se todos. E desmotivaram o Calcinhas. Não contem comigo, um abraço”!

Desmotivado? Por não trazer a família que só o envergonha: um combatente de Luta Livre Tailandesa (confrontam-se de cuecas e com luvas da loiça), um Abafa Velhos, um mano que só o desensina e um pai desmontável!

5-5 foi o resultado, a equipa do Zé das Cápsulas esteve a perder, à grande e à francesa, como já é hábito. O primeiro golo teve como protagonista o Platini, que caiu para trás quando tentou defender um biqueiro (viu duas bolas, defendeu a de cima, e entrou a oficial por baixo das pernas); o do empate foi marcado pelo Filipa quando, de costas para a baliza adversária, não reparou que a bola lhe batera na cabeça e apanhou de surpresa o Montebranco. A tática mudou, o Peidão e o Espalha, uma defesa com mais de um século, combinaram virá-lo para a frente, para assim por as bolas sempre a bater no teto. Veio o 2-1 e o 3-1, o jogo era a sério, e o Zé das Cápsulas já espumava, tinha gémeos para criar, mas assim era impossível. Mas eis que o Filipa tropeça na bola que está nas suas costas e altera o resultado: 3-2! É a esperança, aparecem os motivadores. E 3-3, de novo de costas para a baliza adversária, após um biqueiro com a perna flácida dado pelo Tio Kiki, sinal de que ereções “jamais”, só já consegue mijar para os pés. A fuga da Betty para os Estates nada tem a ver com o Zé. E desta vez foi o Tio Manel a ter um ataque de caspa, culpando o contabilista pelo empate, trocando a tática:

- Vais para a frente, eu fico aqui a dar o exemplo!

O Peidão assistiu assim, de longe, ao Filipa a marcar mais dois, e à performance do Tio Manel, que prometera qualidade na defesa.

3-5, o Zé das Cápsulas já cantava de galo, agora na baliza. Mas o imprevisto aconteceu, o Tio Al-Berto Cabeludo atirou com Jesus de pantanas na grande área, e todos os da equipa do Tio Fininho pecaram, não validando a falta. Até ao VAR foram. Irritaram a divindade, e esta aproveitou a saída por lesão e 4-5.

A justiça só veio no fim, a igualdade foi reposta pelo Peidão com um soberbo golo, cuja bola foi empurrada pela deslocação de ar da sua barriga, uma ajuda extra dos céus.

 


Sunday, December 08, 2024

As "luvas" do Conde Petroni

 



O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol PA 68

Neste domingo, 8 de dezembro do Ano da Graça de 2024, o resultado não foi o previsto pelo Algoritmo do Zé Miguel, porque a corrupção falou mais alto. O Peidão deu as únicas luvas (as outras desviou-as o Espalha para uma troca de prendas na camara) ao Conde Petroni, guarda-redes da equipa adversária. Mas houve mais. O Laranjão trouxe os netos para verem o pai a marcar muitos golos, mas mal saiu do carro os laranjinhas assistiram à entrada na bola na baliza do Zé das Cápsulas. O avô agarrou nas crianças e levou-as de imediato para o carro e saiu da zona a guinchar. Fez bem, iriam entrar mais 7, e isso poderia ser o espoletar de dois traumas, e ninguém desejava ter filhos “Outros” O único que o ex-Brinca na Areia marcou foi um penalti manhoso, apesar de ter pedido mais. O mito caiu aqui, o Dr. Sopapo e o Zé das Cápsulas na mesma equipa já não era garantia de vitória. O Picoto vingou-se dos últimos domingos, onde jogou em formato Bill, e marcou 5; o Abel, porque o pai Platini fazia anos e não queria gastar dinheiro numa prenda, deu-lhe 3 golos. O Fininho não perdeu porque teve o estatuto de ter estado em “treino”! O Guião nem um coice, precisa de ter sempre um adversário político para fazer oposição. O Dr, Sopapo ameaçou sair, após sofrer o 6º golo, mais foi ameaçado de passar a ser o Amuadinho 3 caso o fizesse. Assustou-se. Quem também esteve em relevo foi o Filipa, marcou o golo da jornada. O segredo esteve na bomba que o Sarapito lhe facultou no início da partida, uma mistura de Favaios e CO2. Voltemos às “luvas”. O nome Conde Petroni diz tudo, o Sarapito insurgiu-se quando foi atribuído o nickname a este jogador, dizia ser uma maldição. E teve razão! Neste domingo, mal o dito atleta ter calçado as luvas, transformou-se, os golos da equipa adversária entraram a rodos, iam dado cabo do Dr. Sopapo, e desmoralizaram o Zé das Cápsulas após ver o pai a fugir com os netos, depois de lhes ter prometido a vitória! Os miúdos poderiam traumatizar, e pedirem para ir treinar “sapateado”, ficando para sempre parecidos com o Amuadinho, o Dic, o Biblot, ou o Ricardinho.


Sunday, December 01, 2024

O Algoritmo Perfeito

 



O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol PA 67

A escolha das equipas pela IA do Futebol PA, oficialmente denominada “Daniel José Martins de Almeida”, bardo oficial da vila-Estado, com voz no Youtube (https://youtu.be/gBMI9h3m2cY?si=ijiW1-MrIEnITlHf), e padroeiro do clube, revelou-se perfeita neste domingo cujo empate, 3-5 (só o Fininho é que ganhou porque os casos graves que irão ser relatados ultrapassaram-no, e envergonharam-no), foi o justo resultado. O Dr. Sopapo fez jus ao seu nome, distribuiu sarrafadas a torto e a direito, incluindo um escandaloso penalti depois de ter atirado o adversário ao tapete, mas aproveitado a situação de estar na equipa do Fininho, que estranhamente estava de costas e nada viu (geralmente consegue ver de todos os ângulos e distâncias), conseguiu que fosse marcado simplesmente um fora de jogo (lei que não existe, pois basta ser do Futebol PA para estar sempre em jogo, como o Outro, que metade já não conhece mas admira, por estarem sempre a ouvir ameaças do Espalha de um dia o ir buscar junto ao muro da sua casa). Até o honesto, e humilde, Sabão, foi contagiado quando este julgou estar num jogo de vólei e fez um passe típico de um distribuidor, duas mãos na bola acima da cabeça, mas disse estar com elas nos bolsos a jogar bilhar de bolso. Mais uma vez o Fininho permaneceu mudo! Hoje não veio o talentoso Picoto, mas sim o seu irmão gémeo, o Patronilha que, de bola, percebe a zero. Quem esteve exigente com a sua equipa foi o Sarapito, que não viu a brilhante jogada tática do Peidão, ao ter conseguido tirar o Conde Petroni do canto da baliza para permitir a entrada da bola enviada pelo Zé das Cápsulas, que se queixou, no outro lado do campo, quando o seu guarda-redes ficou, estranhamente, com as mãos rotas:

- O Montebranco até é um bom guarda-redes, desde que não haja táticas políticas em jogo.

E houve! O Guião, um admirador de chamuças, ameaçou-o com uma “Moção de Censura” se ele não facilitasse sofrer dois golos de coice. Levou 4, mas só admitiu 1.

E como o treino para o Futebol PA também implica Cultura, aqui fica um soneto do Bocage (que teria a alcunha de Pingamisú 2), o único poeta que teria tido acesso direto ao grupo, dedicado pelos Tios mais velhos, aos Tios e Sobrinhos mais jovens, para os motivar:

“A Todas as Putas

Não lamentes, ó Nize, o Teu estado;

Puta tem sido muita gente boa;

Putíssimas fidalgas de Lisboa;

Milhões de vezes putas têm reinado”.