miguelbmiranda@sapo.pt
315 estórias

Thursday, May 25, 2017

Cabeça Louca


O Comandante Guélas

Série Paço de Arcos

Futebol P.A. 26


Os jogadores do Futebol P.A. perduram para lá das vitórias e das derrotas. Foi mais um domingo em que o Fininho empatou na secretaria graças a uma nova, e oportuna, lei desportiva. E tudo se passou com o pai do Clark Kent que se distraiu e apanhou com uma bola na cabeça, que fez ricochete e entrou na baliza adversária, tendo recebido de imediato o elogio de um nativo que ia a passar (Regra da Cabeça Louca – “Quando uma bola, recolocada em jogo pelo guarda redes, é introduzida na baliza adversária, tocando apenas uma vez na cabeça de um elemento da mesma equipa do guarda redes, são registados 2 golos se a atitude do jogador que toca com a cabeça na bola for inconsciente, ou 3 golos se a atitude for consciente e determinada”). Com este golo o do pai do Chico, que está para lá da fama e não tem alcunha, elevou-se a um estado de mitificação, mostrando a todos que o futebol para ele é permanente e irresponsável. Foi o empate final, a equipa do Tio Mino passou de 3 – 6 para 6 – 6! O Bill esteve mais uma vez em destaque, quando se recusou a aliviar uma bola à sua frente, atirando as culpas do golo que a sua equipa sofreu para o Peidão, que estava de costas. E tentou desculpar-se, citando um amigo já falecido:
- “Chovia e trovojoava, então eu vivi ao mundo, vierem as senhoras da assistencial mais o baternário e disserem que eu era só pele e osso”
No final do jogo o Carcaça, após introduzir cinco euros na caixa de pagamentos, pôs em causa a idoneidade do contabilista e entrou em transe:
- “Estou-te a ver / Agora não posso / e disse per favor / meu irmão não há no mundo uma palavra iniamor / E não e não dequidirás / chegar ao fim / E guardas o do céu e do rostro da cidade / E da sua infelicidade e da amizade por daqueles que de quem sofrem / É mentira numa povre discussão / Mas que te direi / Chegar ao fim / Mas qui tudo, mas qui tudo, mas qui tudo da criação”!
Só o Caramelo o compreendeu, apoiando a decisão do “não pagamos”, julgando que a sua atitude de “geração rasca” iria demover a “geração em branco” que, num abrir e fechar de olhos os enviará, com registo de receção, para as quintas feiras. De notar que o Caramelo enganou o Carcaça, pois ele também não pagou, como começa a ser regra e consta no livro dos devedores. O Espalha prepara-se para castiga-los severamente, na próxima época se quiserem jogar, só Padel, e com os amigos. Os velhos irão organizar-se para outra freguesia, como é habitual. O Bill, jornalista atento, confidenciou que irá fazer um estágio em Macau, e que este tipo de questões monetárias revelam jogadores que, por alguma contingência da vida, estiveram internados no Hospital Dona Estefânia, na cama 38, onde morreu a 20 de Fevereiro de 1920 a beata Jacinta, que lhes transmitiu fluidos espirituais.



No comments: